Pular para o conteúdo principal

10 Filmes do Cinema LGBT Que Você Precisa Assistir

Falar sobre o cenário LGBT sempre envolve muita polêmica, mais por parte de conservadores e a tão perfeita família tradicional. Já está na hora de tratarmos com naturalidade, sem preconceitos e sem esterótipos. Segue aí a nossa lista de 10 filmes com temática LGBT.


1. AZUL É A COR MAIS QUENTE (2013)


Já havia falado anteriormente do filme em Maratona de Sábado. O drama de 2013, dirigido por Abdellatif Kechiche, conta a história de Adèle, uma garota de 15 anos, que descobre sua primeira paixão por uma mulher. Sem poder revelar para ninguém ela se entrega por completo no amor secreto. O tema que o filme trás é delicado e geralmente pouco explorado no cinema, trazer a naturalidade na descoberta da juventude e vida adulta, com suas inseguranças e desafios, é uma coisa que poucos diretores conseguem fazer. As atrizes, Léa Seydoux e Adèle Exarchopoullos, são um show de atuação nesse romance francês.


2. DE REPENTE CALIFÓRNIA (2007)


A trama gira em torno de Zach (Trevor Wright), um homem que é forçado a desistir de seu sonho na Escola de Arte para cuidar de sua irmã mais velha e seu sobrinho. Quando o irmão mais velho do seu melhor amigo retorna a casa para buscar inspiração para seu novo livro, Zach e Shaun (Brad Rowe) acabam desenvolvendo uma relação íntima e verdadeira. O filme mostra um relacionamento forte e a luta pela verdadeira identidade, de uma forma bem clichê romântico - o que é ótimo! - Diferente de outros filmes onde a temática vem acompanhada de violência, doenças, drogas ou mortes, esse drama nos mostra tudo de maneira realista e delicada.

3. UM QUARTO EM ROMA (2008)


Por mais que o cinema americano esteja a frente com seus inúmeros filmes, eles ainda não acharam uma forma de abordar o assunto sem esterótipos, coisa que o cinema estrangeiro lidera nas telas. O drama espanhol conta a história das jovens, Alba e Natasha, duas garotas que se encontram por acaso em uma noite de verão e acabam se entregando apaixonadamente em um quarto de hotel em Roma. No entendo no outro dia elas devem seguir caminhos diferentes, Natasha vai embarcar para Rússia e Alba para Espanha. Um romance tocante que vai te levar a sofrer e amar junto com as personagens, encarnadas pelas belíssimas atrizes Elena Anaya (Alba) e Natasha Yorovenko (Natasha).

4. GAROTA DINAMARQUESA (2015)


Eddie Redmayne está maravilhoso nesse filme dirigido por Tom Hooper, baseado no livro homônimo de David Ebercshoff. A trama conta a tocante história de Lili Elbe (Eddie Redmayne) e Gerda Welgener (Alicia Vikander), o casamento e as obras delas nos transportam na importante jornada de Lili como pioneira transgênero. Um filme delicado, tratando das dificuldades em assumir sua verdadeira identidade de gênero e o drama de um casal ao enfrentar essa mudança, apesar de se amar incondicionalmente.

5. CAROL (2015)


O ano de 2015 nos surpreendeu com filmes ótimos do gênero drama/romance focado na temática LGBT. Carol foi indicado a cinco categorias do Oscar 2016, além de outros grandes prêmios como o BAFTA e Globo de Ouro. A trama segue a história de Theresse (Rooney Mara) e Carol (Cate Blanchett), que se conhecem em uma loja de departamentos e acabam ficando próximas. Como a história se passa em 1950, com todos os preconceitos e ignorâncias da época em relação ao universo LGBT. Retrata as dificuldades de auto-aceitação e a aceitação da sociedade. Um drama magnífico que vale a pena ser assistido.

6. TATUAGEM (2013)


Um filme essencial para você assistir hoje. O longa-brasileiro foi dirigido por Hilton Lacerda, que traz uma proposta nova a um cinema tão "quadrado" como o nosso. O filme se desenrola com uma naturalidade impressionante, mostrando que não importa sua orientação sexual, todos nos apaixonamos da mesma forma. Ao iniciar o esgotamento político do golpe militar no Brasil em 1978, um romance começa a surgir entre um soldado de 18 anos, Fininho (Jesuíta Barbosa) e um agitador cultural, dono de cabaré e anarquista, Clécio (Irandhir Santos).

7. TOMBOY (2012)


A sutileza desse filme é tão impressionante que deixa vários outros "no chinelo", até porque estamos tratando de crianças e trazer esse tema é um assunto delicado, mas que precisa ser tratado. Em plena pré-adolescência, Laure (Zoé Héran), gosta de se vestir como um menino e brincar com eles, sem intenções ocultas. A criança se muda com a família para um novo apartamento, onde conhece outros jovens da mesma idade e ao ser identificada como um garoto para os novos vizinhos, passa a se chamar Mikael. A situação ganha uma nova dimensão quando Lisa (Jeanne Disson), se apaixona por Mikael. O tema abordado vem de forma rara, sem trazer questões sexuais e sem levantar bandeiras, por isso ele é super recomendável.

8. AMORES IMAGINÁRIOS (2010)


Do mesmo diretor de "Eu Matei Minha Mãe", filme já falado anteriormente em 5 filmes independentes para olhar em Dia de Chuva. O drama acompanha três amigos (Francis, Marie e Nicolas), envolvidos em um triângulo amoroso. Com a chegada de Nicolas, um charmoso rapaz do interior, à cidade, Francis e Marie se veem apaixonados pelo novo garoto. Sem saber qual dos dois Nicolas prefere, começam uma disputa pela atenção do rapaz, pondo em risco sua antiga amizade. O filme mostra o ciclo "Início, meio e fim" da paixão, uma história bem tocante e inspiradora.

9. EM BUSCA DO AMOR (2009)


Esse filme não foca no cenário LGBT como seu tema principal, mas traz de forma sutil e natural o relacionamento entre Adam (Anthony Hopkins) e Pete (Hiroyuki Sanada). Na trama, um jovem escritor, Omar Razaghi, tenta convencer os herdeiros do célebre escritor uruguaio, Jules Gung, que morreu recentemente, a autorizá-lo a escrever uma biografia. Anthony Hopkins interpreta um dos herdeiros do escritor, Adam mantém um relacionamento de 25 anos com um homem que conheceu quando este tinha 15 anos de idade, a relação entre eles é de conhecimento de todos.

10. LAURENCE ANYWAYS (2012)


Mais um filme de Xavier Dolan, mas fazer o que se ele é um diretor sensacional. O drama nos conduz até Laurence, um homem que decide fazer a cirurgia de mudança de sexo para poder viver em sua real forma, cabe destacar aqui que o personagem não cai nos estereótipos e é encenado intensamente pelo ator Melvil Poupaud. Laurence sabe que sua decisão afetará a vida de muitos, em especial o de sua companheira, Fred (Suzanne Clément). O filme não é apenas sobre a mudança de sexo, mas também do romance trágico entre o casal que tenta permanecer juntos não importa como. 


Curta nossa página no Facebook: Maratona com Café

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 FILMES PARA TE LEMBRAR QUE AMOR PRÓPRIO É TUDO

Essa listinha de filmes foi feita especialmente para aquecer o seu coração e te inspirar a redescobrir suas paixões. Lembre-se que, amor próprio é tudo.  Confira essa lista e se apaixone novamente por si mesmo:

5 Séries sobre Caminhões

Não é só na tela do cinema que eles se destacam. Os caminhões ganham seu espaço também em séries, documentários e reality shows.Hoje traremos 5 deles, confere aí:   1. CAMINHONEIROS DO GELO Ice Road Truckers é um série do The History Channel. Durante dois meses a cada ano, um grupo de homens pegam as estradas do Canadá para levar suprimentos aos mineiros. Enfrentando gelo, neve e muitos perigos, eles são capazes de fazer o que poucos conseguem.

10 Desenhos Animados Proibidos para Menores

Esses desenhos mostram o pior das pessoas, são bizarros e cheios de palavrão, mas nos curtimos pra @ $%#. Confira ai a lista das animações mais politicamente incorretas e perturbadoras da televisão. 1. MR. PICKLES   Criado para o canal Adult Swim por Will Carsola & Dave Stewar, a serie gira em torno da família Goodman e do relacionamento entre o pequeno Tommy e seu cachorro Mr. Pickles, que aparentemente eh um cachorro normal, mas que esconde um segredo demoníaco. Muito sangue, sexo, violência e bem... veja você mesmo, pois alguns episódios estão disponíveis no Youtube.