Pular para o conteúdo principal

10 Filmes Para Quem Ama Psicologia


Para os amates da psicologia e do cinema, segue a nossa lista de 10 filmes especiais para vocês:


1. GAROTA INTERROMPIDA (James Mangold, 1999)

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. O filme explora a Síndrome de Borderline, a bipolaridade, a sociopatia, entre outros transtornos; Podemos ver nitidamente as diferenças conforme o desenvolver dos personagens na história. Magnífica atuação de Winona Ryder e Angelina Jolie.

2. CISNE NEGRO (Darren Aronofsky, 2011)

Beth MacIntyre, a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina, mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Pressionada por Thomas Leroy, um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly. Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes". Quem assistiu sabe que a atuação de Natalie Portman nesse filme foi sensacional, perturbadora e instigante. O filme é uma obra prima do diretor Darren Aronofsky, também diretor no independente "O Lutador" de 2008 e no filme "Requiem para um Sonho" de 2000.

3. PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN (Lynne Ramsay, 2011)

Eva era casada com Franklin, com quem teve dois filhos: Kevin e Lucy. Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer. O filme é impressionante e traz a reflexão sobre a moral, a psicopatia, o relacionamento humano e como um desastre afeta a vida e o psicológico das pessoas.

4. DONNIE DARKO (Richard Kelly, 2001)

Donnie é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho gigante o qual apenas ele consegue ver, que o encoraja a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. Um filme tão complexo que algumas pessoas falam que é quase impossível entendê-lo se você não tiver alguma noção de física.

5. JANELA SECRETA (David Koepp, 2004)

Mort Rainey é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter, que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio. Um suspense incrível e que mexe com o psicológico, mostrando toda a perturbação na mente do personagem, coisa que Johnny Deep conseguiu transmitir muito bem.

6. O SILÊNCIO DOS INOCENTES (Jonathan Demme, 1991)

A agente do FBI, Clarice Starling é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter, encarcerado sob a acusação de canibalismo. Esse filme é um dos essenciais do cinema, um roteiro bem adaptado do romance homônimo de Thomas Harris, diálogos bem construídos e - é claro! - Anthony Hopkins interpretando o sedutor e mortal, Hannibal Lecter.

7. UM ESTRANHO NO NINHO (Milos Forman, 1975)

Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched, mas não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada". Um filme com inicio tímido e com o desenvolver nos entrega cenas memoráveis, retratado tão naturalmente que parece que você mesmo está fazendo parte daquele universo.

8. UMA MENTE BRILHANTE (Ron Howard, 2001)

John Nash é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel. O filme retrata a história real do matemático Josh Forbes Nash que no auge de sua carreira começa a mostrar sinais de Esquizofrenia, com o desenvolver da história nos desafiamos a entrar no mundo do individuo que sofre com essa doença e tentar perceber o quanto ela afeta a vida cotidiana dessas pessoas.

9. CLUBE DA LUTA (David Fincher, 1999)

Jack é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer e a conhecer estranhos como Tyler Durden. Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais. O filme é complexo, surpreendente e inovador, considerado um clássico - jovem.

10. ATRAVÉS DE UM ESPELHO (Ingmar Bergman, 1961)

A história se passa no período de 24 horas e mostra os acontecimentos que envolvem uma família de quatro pessoas, de férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin, que sofre de esquizofrenia, recebeu alta do Hospital Psiquiátrico onde estava internada. Com o passar dos dias, a esquizofrenia de Karin volta a se manifestar e acaba afetando a todos na ilha. "Através de um Espelho" é uma das principais obras do mestre Ingmar Bergman, e o início da "trilogia do silêncio", formada ainda por "O Silêncio" e "Luz de Inverno". Esse drama psicológico venceu o Oscar de 1962 na categoria de "melhor filme estrangeiro".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 FILMES PARA TE LEMBRAR QUE AMOR PRÓPRIO É TUDO

Essa listinha de filmes foi feita especialmente para aquecer o seu coração e te inspirar a redescobrir suas paixões. Lembre-se que, amor próprio é tudo.  Confira essa lista e se apaixone novamente por si mesmo:

5 Séries sobre Caminhões

Não é só na tela do cinema que eles se destacam. Os caminhões ganham seu espaço também em séries, documentários e reality shows.Hoje traremos 5 deles, confere aí:   1. CAMINHONEIROS DO GELO Ice Road Truckers é um série do The History Channel. Durante dois meses a cada ano, um grupo de homens pegam as estradas do Canadá para levar suprimentos aos mineiros. Enfrentando gelo, neve e muitos perigos, eles são capazes de fazer o que poucos conseguem.

10 Desenhos Animados Proibidos para Menores

Esses desenhos mostram o pior das pessoas, são bizarros e cheios de palavrão, mas nos curtimos pra @ $%#. Confira ai a lista das animações mais politicamente incorretas e perturbadoras da televisão. 1. MR. PICKLES   Criado para o canal Adult Swim por Will Carsola & Dave Stewar, a serie gira em torno da família Goodman e do relacionamento entre o pequeno Tommy e seu cachorro Mr. Pickles, que aparentemente eh um cachorro normal, mas que esconde um segredo demoníaco. Muito sangue, sexo, violência e bem... veja você mesmo, pois alguns episódios estão disponíveis no Youtube.