Pular para o conteúdo principal

13 Filmes Biográficos Para os Fãs de Rock'n'Roll

Hoje é Dia Internacional do Rock e que melhor jeito de comemorar se não assistindo filmes que retratam a vida daqueles que mudaram a história da música?
Confira 10 filmes inspirados em grandes astros do rock'n'roll:

1. THE DOORS - O FILME (Oliver Stone, 1991)

Anos 60. A ascensão de Jim Morrison (Val Kilmer), vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson (Meg Ryan) e com a jornalista Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan). A sinopse é pouca coisa a se dizer sobre o filme que retrata um dos maiores ícones do rock de todos os tempos, mas vale a pena assistir!

2. THE RUNAWAYS (Floria Sigismondi, 2010)


"Hello Daddy, hello Mom, I'm your ch ch ch ch ch cherry bomb". Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e cheia de sucesso.

3. CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA (Sandra Werneck e Walter Carvalho, 2004)

A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

4. SOMOS TÃO JOVENS (Antonio Carlos da Fontoura, 2013)

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

5. CADILLAC RECORDS (Darnell Martin, 2008)

1947. O Chess Records é um pequeno estúdio musical, localizado na parte sul de Chicago. De início trabalha o blues, tendo como principais ícones Muddy Water) e Little Walter. Chuck Berry, um dos precursores do rock, também gravou nele. Leonard Chess é o produtor do estúdio e tem um ouvido refinado para identificar diferentes tipos de música. Quando Chuck Berry é preso, ele decide apostar no talento de outra cantora: Etta James. O filme traz a essência e merece ser assistido com um balde gigante de pipoca.

6. JOHNNY AND JUNE (James Mangold, 2006)

O filme mostra a ascensão de um dos maiores nomes da música, Johhny Cash. A história do cantor é retratada desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade forte e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter, o grande amor de sua vida, pode salvar.

7. CONTROL (Anton Corbijn, 2007)

O filme biográfico conta sobre a vida e a morte de Ian Curtis (1956 - 1980), vocalista da banda inglesa de pós-punk Joy Division. O roteiro foi escrito por Matt Greenhalgh e baseia-se no livro Touching from a Distance, escrito pela esposa de Ian Curtis, Deborah, que também co-produziu o filme.

8. OS GAROTOS DE LIVERPOOL (Sam Taylor-Johnson, 2009)

John Lennon é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, ele vive com seus tios George e Mimi. Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi. No funeral do tio ele vê sua mãe, que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, o que faz com que Lennon resolva visitá-la. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock'n'roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock. Filme belíssimo, atuação incrível de Aaron Taylor-Johnson e a história por trás de uma das maiores bandas de todos os tempos, The Beatles.

9. GREAT BALLS OF FIRE (Jim McBride,1989)

Chegou ao Brasil com o título "A Fera do Rock". A história do cantor, compositor e pianista, Jerry Lee Lewis, um dos músicos pioneiros do rock and roll na década de 50. Ele enfrentou diversos conflitos por conta de sua arrogância, seu incrível talento e seu estilo de vida inconvencional. Um homem polêmico que enfrentou diversos problemas com a indústria musical e foi, muitas vezes, condenado pelo público.

10. END OF THE CENTURY: THE STORY OF THE RAMONES (Jim Fields, 2003)

O filme documentário segue a história da banda Ramones, uma das bandas mais influentes do mundo punk, durante 22 anos de turnês, desde o começo no famoso ponto underground de Nova Iorque, o CBGB, até a sua premiação no Rock and Roll Hall of Fame.

11. ELVIS É ASSIM (Denis Sanders, 1970) 

Claro que não poderia faltar o "Rei do Rock", Elvis Presley. O documentário registra cenas de vários ensaios e as gravações de seis shows apresentados em Las Vegas em 1970. Além das performances musicais, muitas brincadeiras de Elvis com os músicos, plateia e com momentos de sua carreira passada, como iniciar a apresentação de "Love me tender" com uma minúscula guitarra numa referência a ser muito jovem na época.

12. NÃO ESTOU LÁ (Todd Haynes, 2007) 


Bob Dylan, ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar. No elenco Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger, Marcus Carl Franklin, Richard Gere e Ben Whishaw, retratam as várias fases da vida do cantor.

13. SID & NANCY (Alex Cox,1986)

Baseado em fatos reais, relata a história de vida do ex ídolo da juventude punk inglesa, o polêmico baixista da banda britânica de punk rock Sex Pistols, Sid Vicious, que mudou radicalmente sua vida ao conhecer a groupie Nancy Spungen. Com muitos escândalos e o modo de vida à la "sexo, drogas e rock'n'roll", aos poucos, leva o músico à sua degradação total, até sua morte por overdose de heroína, como também a misteriosa morte de Nancy, que até hoje levanta suspeita de milhares de fãs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 FILMES PARA TE LEMBRAR QUE AMOR PRÓPRIO É TUDO

Essa listinha de filmes foi feita especialmente para aquecer o seu coração e te inspirar a redescobrir suas paixões. Lembre-se que, amor próprio é tudo.  Confira essa lista e se apaixone novamente por si mesmo:

5 Séries sobre Caminhões

Não é só na tela do cinema que eles se destacam. Os caminhões ganham seu espaço também em séries, documentários e reality shows.Hoje traremos 5 deles, confere aí:   1. CAMINHONEIROS DO GELO Ice Road Truckers é um série do The History Channel. Durante dois meses a cada ano, um grupo de homens pegam as estradas do Canadá para levar suprimentos aos mineiros. Enfrentando gelo, neve e muitos perigos, eles são capazes de fazer o que poucos conseguem.

10 Desenhos Animados Proibidos para Menores

Esses desenhos mostram o pior das pessoas, são bizarros e cheios de palavrão, mas nos curtimos pra @ $%#. Confira ai a lista das animações mais politicamente incorretas e perturbadoras da televisão. 1. MR. PICKLES   Criado para o canal Adult Swim por Will Carsola & Dave Stewar, a serie gira em torno da família Goodman e do relacionamento entre o pequeno Tommy e seu cachorro Mr. Pickles, que aparentemente eh um cachorro normal, mas que esconde um segredo demoníaco. Muito sangue, sexo, violência e bem... veja você mesmo, pois alguns episódios estão disponíveis no Youtube.