Não só vivemos de cinema estrangeiro. Valorize o cinema nacional, porque sim, ele tem grandes diamantes para os nossos corações cinéfilos. Esses são alguns dos meus filmes favoritos do cinema LGBTQ+ brasileiro.
Confere aí e maratone hoje mesmo:
1 - TATUAGEM (2013 - Hilton Lacerda)
Tatuagem é um filme essencial, cheio de cenas impressionantes e belas. A naturalidade do roteiro e direção de Hilton Lacerda é o que deixa o filme ser um dos grandes filmes do cinema brasileiro.
Sinopse: Recife, 1978. Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete, com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha, que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.
2 - HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (2014 - Daniel Ribeiro)
Assisti tantas vezes esse filme. É de uma doçura só, principalmente pela atuação dos fofíssimos Ghilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amorim
Sinopse: Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.
3 - DO COMEÇO AO FIM (2009 - Aluizio Abranches)
Uma lição de amor, um filme tocante e apaixonante. Você vai se apaixonar pelo cinema brasileiro após ver esse filme.
Sinopse: Julieta tem dois filhos com uma diferença de seis anos de idade, Francisco e Thomás, e com maridos diferentes: Pedro e Alexandre. Os dois irmãos se tornam grandes amigos desde pequenos e, quando adultos, transformam esta amizade em algo mais profundo.
4 - O SIGNO DA CIDADE (2008 - Carlos Alberto Riccelli)
O filme não só é dirigido por Carlos Ricceli, como possui roteiro de Bruna Lombardi. Com o típico cenário Paulista e personagens excêntricos, esse é outro daqueles filmes bem gostosinhos de assistir.
Sinopse: São Paulo. Gil é casado, mas está solitário. Lydia gosta de se arriscar. Josialdo nasceu para ser mulher. Mônica é interesseira e quer apenas se dar bem. Todos ouvem o programa noturno de rádio da astróloga Teca, que lida com os anseios de seus ouvintes e seus próprios problemas.
5 - PRAIA DO FUTURO (2014 - Karim Aïnouz)
Um filme excelente de Karim Ainouz, foi bem recepcionado pela crítica e é um longa que você vai adorar assistir. Estrelado por Wagner Moura, Clemens Schick, Jesuíta Barbosa e Sabine Timoteo.
Sinopse: Praia do Futuro, Ceará. Donato trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.
6 - FLORES RARAS (2013 - Bruno Barreto)
O longa é baseado em fatos reais, que mostra o desenvolver de um romance entre a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares e a poetisa americana Elizabeth Bishop, na década de 50. Assistam, pois esse filme é uma obra-prima do cinema.
Sinopse: 1951, Nova York. Elizabeth Bishop é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell. Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.
7 - COMO ESQUECER (2010 - Malu de Martino)
Outro drama romântico super doce e delicado, apaixonada por Ana Paula Arósio nesse filme. Cheio de lições de vida, trilha sonora bem suave e personagens super simpáticos.
Sinopse: Júlia é professora de literatura inglesa e não se conforma de ter sido abandonada por sua companheira Antônia depois de 10 anos de relacionamento. Agora, de mal com a vida, ela luta para enfrentar os fantasmas das recordações e para isso vai contar com o apoio do amigo Hugo, um gay viúvo, com quem irá dividir um novo lar e tentar aprender que a vida segue em frente e os sentimentos perduram.
8 - DZI CROQUETTES (2010 - Tatiana Issa, Raphael Alvarez)
O filme documentário retrata a história do grupo de teatro e dança Dzi Croquettes. Se você nunca ouviu falar, já sugiro agora que procure os videos deles no youtube, assista a esses mitos que revolucionaram a década de 70. O documentário conta com depoimentos de Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marília Pera, Cláudia Raia, Liza Minnelli, e mais.
Sinopse: Em 1972 estreava o primeiro show dos Dzi Croquettes. Com homens usando roupas femininas, de forma a mostrar as pernas cabeludas e a barba, ele logo foi um sucesso. Apesar disto, foi também banido pelo Serviço Nacional de Teatro. Incorporando o espírito da contracultura reinante na época, os Dzi Croquettes usavam a irreverência para criticar a ditadura militar brasileira.
9 - AMORES URBANOS (2016 - Vera Egito)
Um filme atual, moderno e muito fácil de se identificar. Gosto muito da direção e do roteiro de Vera Egito, é simples e bem desenvolvido.
Sinopse: Três amigos, Diego, Júlia e Micaela estão no auge de suas vidas, revelando suas personalidades, experimentando desilusões amorosas e procurando a carreira ideal. Eles moram no mesmo prédio de São Paulo e compartilham diariamente suas experiências, fracassos e conquistas. Rindo ou chorando, eles estarão juntos.
10 - ELVIS & MADONNA (2011 - Marcelo Laffitte)
Uma comédia romântica bem inusitada e bem gostosa de assistir. Palmas para a atuação de Simone Spoladore e Igor Cotrim.
Sinopse: Elvis sonha em ser fotógrafa, mas a necessidade de sustento faz com que aceite o emprego de entregadora de pizza. Madona é uma travesti que trabalha como cabeleireira. Ela sonha em produzir um show de teatro de revista. Logo após conhecer Elvis, que é homossexual, elas se tornam grandes amigas. Mas, pouco a pouco, desperta neles um sentimento mais forte que a mera amizade.
Comentários
Postar um comentário