Pular para o conteúdo principal

10 Filmes dos Anos 60

Dando continuidade a sessão dos filmes de cada década (10 Filmes dos Anos 50), separamos uma listinha de filmes que marcaram os anos 60.
Confira abaixo:

1 Bonequinha de Luxo (1961 - Blake Edwards)

Um filme que dispensa apresentações, um clássico do cinema e estrelado pela belíssima Audrey Hepburn.

Sinopse: Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany's, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante, que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.

2 A Noviça Rebelde (1965 -  Robert Wise)

Um dos musicais mais prestigiados da Broadway e vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. Esse musical continua a encantar gerações mesmo após 50 anos de sua estréia.

Sinopse: No final da década de 1930, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento, mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.

3 Psicose (1960 - Alfred Hitchcock)

Um clássico do terror, brilhantemente estrelado por Anthony Perkins e Janet Leigh. O filme é baseado no livro de mesmo nome do autor Robert Bloch, esse que se inspirou vagamente no serial killer Ed Gein para a criação de seu personagem, Norman Bates.

Sinopse: Marion Crane é uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates, que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

4 O Sol é Para Todos (1962 - Robert Mulligan)

Outro clássico incrível para adicionar a lista, o drama foi baseado no livro homônimo de Harper Lee. Em 1963, O Sol é Para Todos rendeu a Gregory Peck o Oscar de Melhor Ator, pela sua interpretação no papel de Atticus Finch. 
O filme está atualmente disponível na Netflix.

Sinopse: Jean Louise Finch recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch, um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

5 Sete Homens e Um Destino (1960 - John Sturges)

Um dos melhores filmes do gênero western. O roteiro de Sete Homens e Um Destino foi inspirado no filme Os Sete Samurais (1954), dirigido por Akira Kurosawa. Em 2016 o clássico foi readaptado e estrelado por Denzel Washington, Chris Pratt e Ethan Hawke.

Sinopse: Em um vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera. Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros desempregados que estão dispostos, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, que concordam por motivos diversos, a defendê-los de Calvera. A vitória parecia assegurada, mas Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.

6 A Primeira Noite de um Homem (1967 - Mike Nichols)

Essa clássica comédia romântica é estrelada por estrelada por Dustin Hoffman, Anne Bancroft e Katharine Ross. Mike Nichols foi premiado com o Oscar de Melhor Direção pelo filme em 1968. 

Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson, uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine.

7 Mary Poppins (1964 - Robert Stevenson)

Sinopse: Londres, 1910. Um banqueiro, George Banks, resolve redigir um anúncio pedindo uma babá, após Michael e Jane, seus filhos, mais uma vez fazerem a babá, pedir demissão. As crianças também escreveram um anúncio, que difere bastante da babá que George, pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga e joga na lareira, por tê-lo achado fantasioso demais. Porém, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins. No outro dia chegam muitas candidatas para o cargo de babá, mas um vento misterioso as carrega antes de serem entrevistadas. Chega então Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Ela conhece Mr. Banks e concorda em ficar com o trabalho. Michael e Jane, ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam.

8 Bonnie & Clyde, Uma Rajada de Balas (1967 - Arthur Penn)

O filme foi baseado em fatos reais e foi vencedor do Oscar em 1968 nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Estelle Parsons) e Melhor Fotografia.

Sinopse: Durante a era da Grande Depressão, Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty) são dois jovens que se conhecem de forma inusitada, acabam se apaixonando e tornam-se uma das duplas de assaltantes mais famosas de toda a história americana.

9 Oito e Meio (1963 - Federico Fellini)

O drama é um filme autobiográfico, com muitas cenas retiradas da vida do próprio diretor. 8½ foi vencedor do Oscar de 1964 nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Figurino: Preto e Branco.

Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

10 Quando Duas Mulheres Pecam (1966 - Ingmar Bergman)

O filme é maravilhoso e se você ainda não assistiu, recomendamos fortemente que assistam. Ele é estrelado pelas maravilhosas Bibi Andersson e Liv Ullmann.

Sinopse: Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 FILMES PARA TE LEMBRAR QUE AMOR PRÓPRIO É TUDO

Essa listinha de filmes foi feita especialmente para aquecer o seu coração e te inspirar a redescobrir suas paixões. Lembre-se que, amor próprio é tudo.  Confira essa lista e se apaixone novamente por si mesmo:

5 Séries sobre Caminhões

Não é só na tela do cinema que eles se destacam. Os caminhões ganham seu espaço também em séries, documentários e reality shows.Hoje traremos 5 deles, confere aí:   1. CAMINHONEIROS DO GELO Ice Road Truckers é um série do The History Channel. Durante dois meses a cada ano, um grupo de homens pegam as estradas do Canadá para levar suprimentos aos mineiros. Enfrentando gelo, neve e muitos perigos, eles são capazes de fazer o que poucos conseguem.

10 Desenhos Animados Proibidos para Menores

Esses desenhos mostram o pior das pessoas, são bizarros e cheios de palavrão, mas nos curtimos pra @ $%#. Confira ai a lista das animações mais politicamente incorretas e perturbadoras da televisão. 1. MR. PICKLES   Criado para o canal Adult Swim por Will Carsola & Dave Stewar, a serie gira em torno da família Goodman e do relacionamento entre o pequeno Tommy e seu cachorro Mr. Pickles, que aparentemente eh um cachorro normal, mas que esconde um segredo demoníaco. Muito sangue, sexo, violência e bem... veja você mesmo, pois alguns episódios estão disponíveis no Youtube.